Ao pensarmos em esportes coletivos, pensamos em uma faixa de idade selecionada que seria a mais beneficiada que são as crianças.

Aprender a dividir, a passar sua vez, lidar com as vitórias e com as derrotas certamente é muito importante na formação do ser humano, mas esse benefício pode se estender até a idade adulta.

Quando os compromissos de trabalho falam mais alto, o tempo é escasso para se exercitar, a maioria opta por se matricular em uma academia ou praticar esportes individuais como, por exemplo, a corrida de rua ou a musculação.

A convivência com outras pessoas dentro da academia é diferente de jogar uma pelada de domingo com os colegas, ou durante a semana.

O tão amado futebol com os amigos tem uma função de socialização, mas é importante também para a saúde física e mental. Deixar o stress de lado por algum tempo e descarregar as energias de um dia de trabalho cansativo podem ajudar em sua produtividade por liberar substâncias benéficas ao corpo e melhorar os níveis de gorduras pela diminuição do peso, deixando os praticantes com um maior preparo físico.

A cervejinha depois dos treinos deve ser evitada, porém, se não for possível, é melhor beber com moderação e praticar o esporte com regularidade. Os atletas de final de semana ou de um dia só devem saber também que há riscos quando isso não acontece, e nesse caso o esporte chega a ser prejudicial, podendo trazer lesões, males súbitos, etc.

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no Brasil, mas para os que não gostam da modalidade é preciso abrir os olhos e procurar em sua cidade pois podemos garantir que você irá se surpreender com as possibilidades.

 

O que fazer para entrar no time

 

A primeira coisa é se conhecer e procurar pelo esporte que mais lhe agrada.

Os esportes coletivos estão muito ligados ao prazer da prática aliada às habilidades e gostos dos praticantes. Os benefícios de fazer uma atividade física prazerosa são incontáveis.

E se o futebol não combina com você, temos algumas sugestões: vôlei, basquete, handball, futebol americano, hóquei, hugby, baseball...

Você deve estar pensando agora que esses esportes não são praticados aqui no Brasil e é aí que você se engana! Sabemos que a origem da maioria deles vem de outros países e eles já conquistaram muitos adeptos por aqui.

Para conhecer e saber como participar dos treinos, muitos deles tem página no Facebook, como o Jahu Rugby e o Jahu Hockey, da cidade de Jaú, interior de São Paulo.

As cidades menores também apresentam opções diversas, basta andar por aí e ter disposição para enfrentar novos desafios e conhecer novas formas de se exercitar.

Essas são algumas sugestões, e se você pesquisar pode se surpreender com o que pode encontrar em sua região.

Agora é só se preparar e deixar as desculpas de lado para não cuidar de sua saúde!

Qualidade de vida, diminuição do stress, conhecimento de uma nova cultura, novos amigos e muita diversão estão garantidos.