O futsal é um esporte que quase todo mundo joga ou jogou um dia, pois é um dos esportes mais praticados, tanto por adultos em seus momentos de lazer, como por jovens e crianças em escolas, e há também os jogadores profissionais, que participam de grandes campeonatos e até olimpíadas. Esse esporte é popularmente conhecido como “Futebol de Salão”. Se perguntarmos a alguém o que é futsal, de imediato teremos a resposta que é o futebol jogado em quadra, de certa forma é isso sim, já que é uma adaptação do futebol tradicional, de campo, mas com regras diferentes.

Mas onde e como surgiu o futsal? Bom há duas versões para seu surgimento, a primeira e mais provável é que surgiu em 1933, em Montevidéu, na Argentina, como já descrito acima é uma adaptação do futebol de campo, criado por um professor de educação física, chamado Juan Carlos Ceriani Gravier, que deu o nome de Indoor-Foot-Ball ao esporte, e a segunda é que surgiu aqui no Brasil, no estado de São Paulo em 1940, por frequentadores da Associação Cristã de Moços que tinham dificuldade de encontrar campos de futebol para jogar bola e decidiram jogar em quadras de basquete. Mas o que podemos afirmar é que um esporte muito popular.

No Brasil o futsal tem muita força, tanto o futsal profissional quanto o amador, em aulas de educação física, por exemplo, é o esporte mais praticado em todo pais. Atualmente a seleção brasileira de futsal é uma das mais fortes de todo o mundo, sendo heptacampeão, 7 vezes, na modalidade é o país com mais títulos .

E quais são suas regras? Primeiro falaremos do aspecto da superfície em que é praticado o esporte, que ao contrário do futebol, é praticado em superfície lisa e rígida, em uma quadra, com 5 jogadores, contando o goleiro. A bola também é diferente, sendo uma bola que é menor e mais pesada, é um esporte praticado calçando tênis e o jogo é controlado por 2 árbitros, sendo um principal e o outro auxiliar, entre muitas outras regras que podem ser consultadas no manual da CBF.

É um esporte amado pelos brasileiros e a JV Esportes tem tudo que você precisa para pratica-lo.