Poder cursar uma boa universidade, com bolsa de estudos no exterior pode ser algo nem tão difícil de se alcançar.

O sonho americano ganha novos contornos com uma possibilidade que vem sendo bastante procurada por jovens de todo o Brasil, as bolsas esportivas.

Os Estados Unidos são bastante conhecidos por suas competições entre universidades.

Cidadãos de todo país se orgulham de ter estudado em determinadas instituições e de terem feito parte dos seus times em diversas modalidades como basquete, futebol americano, handball, etc.

O nosso futebol (Soccer em inglês), tem ganhado projeção mundial e jovens talentos são garimpados nas terras tupiniquins.

 

Universidades nos Estados Unidos

           

 As universidades deste país têm um custo entre U$20mil a U$40mil, sem contar os gastos com estadia, livros e alimentação.

Um valor alto se convertermos para a nossa moeda e para a realidade de milhões de brasileiros que não recebem um É por isso que uma das formas de se ingressar e poder ter acesso a uma graduação de qualidade é através do esporte.

As 10 universidades que mais oferecem estas bolsas são:

- University of Oregon

- University of Florida

- Florida State University

- Baylor University

- Auburn University

- Louisiana State University

- Ohio State University

- Texas A&M University 

- Arizona State University

- University of Alabama

Mas antes de pensar “ah, eu sou bom de bola, vou estudar nos EUA”, é bom conhecer como funciona o processo de seleção e como elas são distribuídas.

 

As divisões das universidades americanas

 

A primeira coisa a se pesquisar é qual a divisão da universidade na qual você deseja estudar.

Elas têm três divisões: as de primeira divisão oferecem até 100% de bolsa e as de terceira divisão praticamente não oferecem nenhuma.

Quanto maior for a sua habilidade e suas notas no ensino médio (sim, porque elas são parte importante também do processo!), maiores as chances de você conseguir.

Mas existem também outros critérios que detalharemos a seguir.

 

Processo seletivo

 

Saber se comunicar em inglês é imprescindível e essa habilidade precisa ser certificada através de exames com validade internacional.

O mais utilizado para este fim é o TOEFL, e o candidato deve obter uma pontuação mínima exigida pela instituição.

Assim como os processos seletivos da maioria das universidades americanas, exige-se boas notas durante a vida escolar, redações sobre o interesse em estudar naquele local e até algumas cartas de recomendação.

Para os atletas, além dessas exigências, é preciso enviar vídeos no qual pratica o esporte, um contato de seu técnico e relatórios sobre seu aproveitamento.

Por contar com diversas etapas e por ser trabalhoso em todos os aspectos, o ideal é procurar por consultorias que fazem esse trabalho completo, incluindo acomodação e adaptação inicial do aluno no exterior.

No que tange as habilidades esportivas, os treinos devem começar desde a infância e se intensificar especialmente já no segundo ano do ensino médio, pois para ter 100% de bolsa, o atleta tem que ser realmente bom.

Apesar de não ser garantido o custeio integral, uma boa porcentagem pode ser alcançada. 

Estudar e jogar podem sim ser conciliados, garantindo a opção por duas carreiras brilhantes.