Há relatos do esporte desde o século V no Egito e em países da Europa, porém muito diferente do esporte que conhecemos hoje. No séc. XII o esporte era praticado em quadras fechadas na França, onde a bola era espalmada com as mãos e tinha que bater na parede, as raquetes só passou a fazer parte do esporte no fim do séc. XIV mesmo período em que o esporte ganhou o nome pelo qual é conhecido hoje, Tênis.


A palavra tênis vem do francês Tenez, que significa: segurar/ receber.


Mesmo com relatos antecessores ao séc. XIX foi nesse século em que o esporte passou a existir oficialmente, sendo considerado por muitos o século da sua existência, tendo como país de origem a Inglaterra, por esse motivo é considerado um esporte Inglês.


O torneio mais antigo do tênis é o Torneio de Wimbledon, que aconteceu no ano de 1877 em Londres. Em 21 de maio de 1881 surge a United States National Lawn Tennis Association para padronizar de vez as regras e organizar as competições. Hoje os maiores torneios do esporte são a Us Open de Tênis ( antes chamada de Us National Men's Singles Championships) de 1881, Torneio de Roland Garros, Open da Austrália e o Torneio de Wimbledon, os quatros juntos formam o Grand Slams do Tênis.


Ah também, entre outras, a Copa Davis que é a principal competição internacional entre as federações nacionais, surgiu no ano de 1900.


Em 1924 surge através da Federação Internacional das Regras de Tênis, conhecida hoje por Federação Internacional de Tênis, as regras mais abrangentes do esporte, onde houve o adição do Tie Break ao tênis.


O tênis teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos em 1896, em Atenas e participou das demais competições até o ano de 1928, após esse período se afastou da competição retornando só em 1984 e permanece até hoje.


O tênis é um esporte praticado por dois jogadores ou das duplas, com uma pequena bola e uma raquete. O jogo inicia a partir de um sorteio onde é definido qual dos jogadores vai servir a bola e qual vai receber o saque, vence o set o jogador que alcançar primeiro 6 games/jogos com diferença de dois games do adversário. No caso de empate o jogo parte para o tie break, onde o jogador que alcançar 7 games, primeiro, com diferença de 2 pontos do adversário ganha o set, se não houver a diferença de dois games o tie break continua até que os dois pontos de diferença seja alcançado, há casos, pré definidos, que a disputa vai para o super tie break, onde a regra é a mesma porém deve-se chegar a 10 games. Os pontos que formam o game são alcançados quando a bola quica na área da quadra do oponente 2 vezes seguidas, ou quando a bola não passa da rede e também quando a bola sai para fora ultrapassado a linha de delimita a quadra.


No Brasil o esporte chegou no fim do século XIX através dos Ingleses e franceses, a primeira conquista brasileira no esporte veio por meio de uma tenista feminina, com Maria Esther Bueno que foi 4 vezes campeã do US Open e 3 vezes campeã em Wimbledon. Porém a consagração do tênis no Brasil veio com o tenista Gustavo Kuerten o Guga, que é o maior tenista do Brasil de todos os tempos e um dos melhores do mundo, ele soma mais de 20 títulos importantes, jogando sozinho e 8 títulos em competições em duplas.


Interessou-se pelo esporte? Aqui na você encontra os equipamentos para pratica-lo.