O mês de outubro tem em seu calendário diversas corridas de rua para ajudar entidades que cuidam de pessoas com câncer e para promover a conscientização de como prevenir e combater esta doença.

Apesar de ainda termos muitas mortes, elas têm diminuído por causa de diagnósticos mais precisos e mais rápidos. O número caiu 42,8% nos últimos anos, segundo estudos do Hospital do Câncer de Barretos.

Um dos fatores da diminuição de casos nas mulheres é a prática de atividades físicas e dentre elas vamos destacar as corridas de rua que têm ganhado muitos adeptos, dos quais são senhoras ativas que podem nunca ter nenhuma manifestação ou sintoma da doença e muitas outras que foram diagnosticas e venceram a batalha contra o câncer.

Correr pode ser um excelente aliado para que as células cancerígenas não se desenvolvam e para a recuperação física e mental do paciente.

Onde começaram as corridas em nome da luta contra o câncer de mama

Não é difícil de conhecer alguém que tenha algum familiar ou que tenha passado por um diagnóstico de câncer de mama.

Dentre todos os tipos de câncer, 28% são nos seios.

Muitos já perderam familiares e lutaram em busca de uma cura que têm sido mais frequente por causa do aumento de estudos clínicos em diversos hospitais oncológicos.

O início de tudo ocorreu nos Estados Unidos com a união de diversas ações de prevenção no mês de outubro e se espalhou por todo o mundo.

A primeira corrida pela cura aconteceu em 1990, em Nova Iorque, e o símbolo que temos até hoje é um laço cor de rosa que foi distribuído a todas as participantes pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Aqui no Brasil, diversas cidades promovem corridas a favor desta luta para alertar mais mulheres sobre a prevenção e ajudar instituições locais com a doação do valor das inscrições.

Corridas que acontecem todos os anos no Brasil pela cura

Até o final de outubro acontecem muitas corridas de rua inspiradas no Outubro Rosa, algumas delas apenas para mulheres.

Vamos listar algumas que acontecem todos os anos, e se você perdeu o prazo de inscrição, fique atento e guarde este calendário para participar das próximas edições!

O Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC) está em sua 56ª edição de corridas em 12 cidades brasileiras.

 

Acompanhe o calendário no site: http://www.corridaibcc.com.br/

 

O McDonalds também promove todos os anos a campanha M5K MULHERES EM MOVIMENTO, corrida apenas para mulheres, que ocorre simultaneamente em várias cidades. Neste ano de 2017 em São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS e Rio de Janeiro-RJ.

As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.5kmcdonalds.com

Cidades menores em vários estados promovem corridas e ações patrocinadas pelos próprios municípios ou por grandes empresas da região.

Corra para ajudar e para lembrar daquelas que não puderam ver os avanços e as possibilidades de cura de nosso século.

Quando chegar o próximo Outubro Rosa, corra pela cura!