O que os brasileiros mais gostam de fazer quando estão em seu momento de lazer, seja com a família, amigos, pessoas do trabalho ou até mesmo com pessoas desconhecidas é jogar futebol. Não importa o local, pode ser na quadra, no campo ou na rua, sempre haverá aquele grupo de pessoas que estarão prontos para uma jogada. Muitas vezes o local é improvisado, mas isso não interfere muito no jogo, pois o que importa é ter gol, bola e diversão.

O futebol é um esporte popular tanto no Brasil quanto no mundo a fora e as pessoas jogam por diversão, porém muitas delas desejam mais do que isso, desejam se tornar grandes jogadoras reconhecidas no globo todo. A forma como o jogo é realizado desperta muito interesse, por homens e mulheres, em função de sua forma de disputa atraente e seu jeito simples.

Não se sabe ao certo em que lugar do mundo o futebol foi inventado, mas há vestígios de que surgiu 3000 a.C na China. Não era como conhecemos hoje, era um jogo misto de com treinamento militar. O Japão e a Grécia também tiveram suas versões, um pouco diferente da China, mas com 8 e 9 jogadores de cada lado respectivamente.

Já na Idade Média também surgiu uma modalidade parecida com o futebol (não o que estamos acostumados a ver nos dias de hoje). Nesse jogo as regras eram mais liberais, isso incluía poder utilizar socos, chutes e pontapés, tornando o jogo violento. Por essa causa a modalidade foi proibida pelo rei Eduardo II. O futebol moderno como vemos hoje se formou na Inglaterra durante o século XVII, a partir disso as regras foram mudando. Durante o século XIX, vários aperfeiçoamentos foram feitos, como a criação da figura do goleiro em 1871, o tempo de noventa minutos em 1875 e o pênalti em 1891.

A Inglaterra teve um papel importante para a popularização desse esporte. No Brasil o futebol foi introduzido por meio de um paulistano chamado Charles Miller, que teve contato com o esporte na Inglaterra, em 1894. A partir disso o futebol nunca mais parou e se popularizou cada vez mais. O esporte é um jogo progressivo, pois necessita da coletivização entre as pessoas do jogo, além disso contribui para a saúde dos jogadores. Pratique você também.