Quadras e campos esportivos

            Conhecer o terreno onde pisa é o primeiro passo. Vários esportes são praticados em um mesmo tipo de quadra e, consequentemente, precisam ser utilizados calçados semelhantes. As quadras podem ser cobertas ou em áreas externas.

            Os ginásios cobertos costumam ter pisos de madeira com base flutuante, pois eles servem para a maioria das modalidades esportivas (basquete, vôlei, futebol de salão, handball, etc), sendo assim, o solado dos calçados precisa ter uma boa aderência já que costumam ser bastante escorregadios. 

            As quadras externas são de base asfáltica ou de concreto com pintura acrílica, com uma aderência um pouco maior do que as quadras de madeira.

            O tênis, por exemplo, pode ser praticado em tipos diferentes de quadra, como as de Saibro, Sintética, Carpete e Grama.  A diferença entre elas é a maneira como a bola quica em suas superfícies, e neste caso, os calçados também variam.

            Os campos de grama natural são mais utilizados para os jogos de futebol, mas as quadras de grama sintética têm ganhado bastante espaço por causa que o custo de manutenção é mais baixo em geral.

            Como pudemos ver, há grandes diferenças entre os tipos de quadra e por isso é sempre bom saber onde e como será o cenário de suas aventuras e glórias esportivas. Logo após, é só escolher o que calçar!

O calçado esportivo para cada modalidade

Listaremos alguns esportes e o tipo de calçado recomendado para cada um deles. Numa mesma modalidade pode haver diferentes tipos de calçado, isso porque, como mostramos, há mudança do tipo de superfície.

            Futebol: O futebol pode ser jogado em campos de grama natural, sintética ou em quadras. Recomenda-se o uso de chuteiras, que são específicas para essa modalidade. No campo de grama, as chuteiras possuem travas maiores para aumentar a tração do jogador, já para as quadras as chuteiras Society são recomendadas por terem travas mais baixas e garantirem maior aderência ao solo.

            Tênis: Os calçados mais adequados são os tênis e,apesar da diversidade das quadras, o mais importante a se atentar é ao formato do solado. Como o esporte exige movimentos laterais e giros, é preciso que haja sulcos para garantir a aderência e sem prejudicar as articulações e evitar torções.

            Basquete: Os tênis para os jogadores de basquete têm o cano médio ou alto para fixar melhor os pés e evitar torções. O solado tem que ser bastante aderente e possuir amortecedores, já que a prática exige muitos saltos.

            Vôlei: No vôlei os tênis precisam ser leves e contar com amortecimento em toda sola por causa de saltos. A tração ao solo também é necessária por ser jogado em quadras mais lisas e escorregadias.

            Triatlo: Três modalidades a serem cumpridas com um tênis especial: sem cadarços, para que possa ser retirado com facilidade, bem fresco, ventilado e sem costuras que possam machucar os pés já que o mesmo não é utilizado com meia.

            O tênis é, sem dúvida o tipo de calçado mais utilizado, mas como pudemos notar, para cada esporte existe uma necessidade de adaptação de seu design e de seus materiais.

            Em sua próxima compra de calçado esportivo, não se esqueça de definir a sua modalidade, seus objetivos e o material da quadra onde irá jogar!