Aqueles que não gostam do ambiente da academia ou outro ambiente fechado para fazer exercícios costumam recorrer para os parques públicos para fazer suas atividades físicas diárias.

Exercitar-se ao ar livre traz muitos benefícios, trabalha grupos musculares diferentes e exige igualmente disciplina para obter bons resultados.

Para sair do sedentarismo, uma caminhada no parque sozinho ou com amigos pode ser um bom começo, mas se o objetivo é treinar mais pesado, é bom tomar alguns cuidados.

Hoje existem muitos grupos que promovem atividades nos parques públicos de forma gratuita, além de personal trainners que montam programas para os seus alunos e os acompanham nestes locais.

Ter um acompanhamento pode acelerar o processo de perda de peso ou de condicionamento físico e é muito importante para evitar lesões futuras que às vezes nem são percebidas no começo, mas que podem se agravar com o uso do corpo de forma incorreta.

Grupos de Corrida

A corrida de rua vem ganhando espaço dentre as atividades mais praticadas ao ar livre.

Pessoas de todas as idades pode praticar, contanto que não tenham nenhum problema cardíaco, nas articulações ou outro que o impeça.

Mas para saber se você corre algum risco, fazer uma consulta a um clínico geral ou cardiologista é o ideal.

Muitos acidentes ocorrem pela falta de orientação e porque as pessoas ignoram o fato da individualidade biológica, de que cada organismo tem uma resposta diferente a diferentes estímulos enquanto são exercitados.

Se você tem todos os seus exames em dia, é só colocar seu tênis e começar!

Apesar de ser uma atividade que exige esforços individuais, é comum a prática em grupos e corredores com ritmos semelhantes seguem as suas planilhas de treino juntos.

Fique sempre atento para participar de grupos que tenham um educador físico responsável e que o acompanhe e avalie durante a corrida.

Yoga no parque

O Yoga é uma prática milenar indiana e no início de sua disseminação no Brasil era praticado apenas dentro de salas fechadas com o objetivo de trazer uma consciência corporal e autoconhecimento.

Recentemente alguns parques cederam seus espaços para esta modalidade. O ambiente ajuda no relaxamento e na conexão com a natureza.

A respiração é trabalhada, resistência e flexibilidade.

Por utilizar de posturas específicas (asanas), quem não conhece e nunca praticou necessita de ajuda.

Existem grupos e professores que oferecem aulas gratuitas, o que é uma oportunidade de conhecer e se beneficiar de alguns momentos de relaxamento dentro da rotina estressante do dia a dia.

Musculação

Sim, é possível praticar musculação nos parques! Em algumas cidades existem academias ao ar livre com aparelhos específicos para este fim.

Fortalecer a musculatura é necessário e estes projetos foram pensados principalmente para a terceira idade, na qual a perda muscular é avançada.

Apesar dos aparelhos serem simples, existem instruções de como utilizá-los no local e o ideal seria que um profissional estivesse presente durante o uso, o que não acontece na maioria dos parques.

Com o uso de forma correta e com intensidade planejada certamente haverá melhores resultados.

Informe-se!

Sair de uma vida sedentária e ter opções ao ar livre, gratuitas ou não, é uma questão de estar informado e buscar alternativas em sua cidade.

Os sites das prefeituras já disponibilizam este serviço de informação para a população. Muitas ONGs e profissionais liberais têm páginas nas redes sociais.

Ligue para um amigo, escolha um grupo, coloque uma roupa leve, um tênis, curta a paisagem e bons exercícios!