O tênis tem se tornado um esporte bastante praticado no mundo e no Brasil as quadras se multiplicam todos os anos.

Todas as idades se beneficiam de uma atividade que requer atenção e raciocínio rápido, além de trazer benefícios à saúde.

As regras podem ser as mesmas, mas a jogabilidade é diferente quando o tipo de quadra é alterado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os materiais que compõem as quadras de tênis e como eles influenciam essa prática desportiva!

 

Tipos de quadra de tênis

 

As quadras se diferenciam porque cada uma delas se encaixa com um perfil de jogo e de jogador. Os seus materiais permitem que a bola quique de diversas maneiras para que o jogo fique mais rápido ou mais lento.

Por ser um esporte que pode ser praticado ao ar livre ou em locais fechados, a constituição dos espaços varia de acordo com a preferência de alunos e professores, e do tipo de competição que eles costumam disputar.

Aos que praticam ou não por competição, a mudança de quadra pode ajudar nos treinos e melhorar as habilidades dos jogadores.

Dentre os tipos mais conhecidos estão as quadras de saibro, de grama e pisos duros como concreto, material sintético ou carpetes.

A seguir trataremos de cada um deles.

 

Quadra de Saibro

A quadra de saibro é conhecida como aquela de terra batida. Na verdade, o material utilizado é pó de tijolo ou telha, por isso sua coloração laranja.

O atrito com o chão é o que faz com que o jogo nessa quadra se torne um pouco mais lento e a bola quique com força e efeito. 

Não é uma superfície extremamente rígida, já que o pó a torna um pouco mais fofa.

Existem variações de cores nas quadras de saibro porque elas podem também ser feitas de pó de pedra, o que deixa um tom mais acinzentado ou esverdeado, assemelhando-se ao de uma quadra de grama.

 

Quadra de Grama

Aquele piso verdinho conhecido de muitas competições de tênis é composto de grama, aparada bem rente ao chão para um jogo ágil e cheio de emoções.

A absorção do impacto da bola é maior e faz com que ela quique baixo, exigindo mais dos jogadores.

Os cuidados com esse tipo de superfície são grandes para que ela  esteja sempre uniforme e apesar existirem pisos de grama sintética, nas maiores competições oficiais, as quadras de grama natural são as escolhidas.

 

Quadras em pisos duros

Os pisos duros variam quanto ao material, eles podem ser utilizados para quadras ao ar livre ou em ginásios fechados.

A velocidade da bola pode ser média ou alta. Um piso emborrachado tem um impacto menor do que um piso de concreto, por exemplo.

Os pisos de grama sintética também podem ser considerados como pisos duros já que muitas vezes são aplicados em superfícies mais rígidas, em cima de chão de concreto ou asfálticos.

Como escolher a quadra?

Se você já pratica o esporte, certamente já tem a sua preferência e conhece seu tipo de jogo.

Se vai começar, converse com um profissional e escolha uma escola ou clube que tenha um bom suporte e orientação.

Agora, se for fazer a sua quadra em casa ou em seu condomínio, consulte os preços da JV Esportes e veja a variedade de pisos que temos disponíveis para a prática esportiva!

Escolha o que mais se encaixa com o seu perfil e bons treinos!