Todos nós somos diferentes e são essas diferenças que enriquecem nossas vidas. As características físicas que encontramos em nós mesmos nos tornam únicos, mas para alguns isso é sinônimo de preconceito e limitação. A cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física, nada têm a ver com a força de vontade e determinação para realizar sonhos e vencer na vida.

Assim como na vida profissional no esporte encontramos barreiras para serem quebradas. Pessoas de ambos os sexo e idades diversas que vivem marginalizadas, sem acesso atividades socioeducativas, encontram no esporte a saída para se livrar do mundo da criminalidade e violência.

O esporte traz oportunidades para a sociedade, além de aprender a respeitar as diferenças, a saúde física e psicológica se beneficia. Com o esporte aprendemos a disciplina, o respeito às regras e a interação, isso traz mudanças significativas às pessoas.

Apesar do esporte não alcançar todos os lugares necessários, podemos tomar iniciativas para reverter isso, seja de maneira pública ou privada. O importante é ajudar ao próximo e praticar bastante. Se você gosta de algum esporte vale a pena investir nele e quem sabe um dia conquistar uma taça ou medalha.